Oliveira Marco "Eat Popcorn, Drink Coke"
Pintura de tríptico aberta ao público que tem por base a experiência de introdução de mensagens subliminares levada a cabo pelo publicitário e especialista de marketing James Vicary em 1957.
A experiência original, conduzida num cinema de New Jersey, consistia em projectar imagens a uma velocidade tal que estariam abaixo do limite perceptivo consciente do espectador.
As frases “Hungry? Eat Popcorn” e “Drink Coca-Cola” foram projectadas durante o filme aumentando, alegadamente, a venda de Coca-Cola e de pipocas no cinema. A notícia da experiência levou a acreditar o geral do público que haviam mensagens escondidas em todos os lugares. Instalado o medo, não demorou a que embalagens de comida, maços de tabaco e músicas tocadas ao contrário fossem alvo de suspeita de introdução de mensagens subliminares.
Mais tarde Vicary desmentiu a experiência, afirmando que os resultados nunca foram suficientes para qualquer conclusão. Foi um truque publicitário.
Com verdade científica ou não, esta experiência faz parte de uma cultura popular, passível de ser integrada no contexto da pintura.
A mensagem e a palavra escrita são recurso na pintura de Oliveira Marco. Este é um exercício que testa os limites de percepção. Que dispersa e concentra. É um trabalho para os mais concentrados e para os mais dispersos.
É uma homenagem à espectacularidade da experiência original e ao imaginário colectivo que criou.
Exposição
3º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES
ALFÂNDEGA DO PORTO
28.09.2015 › 01.10.2015