Oliveira Marco "70x100"


Bom, o Marco cresceu em Pedrouços, meteu-se na música e toca órgão. Andou no design, fez e desfez com cartazes e outros como tal. Mandou-se para a serigrafia e acabou por fazer das suas. Viveu no Rio de Janeiro, trabalhou e aprendeu no meio das palmeiras lá no Parque Lage. Deu por ele a pintar. Regressou ao Porto e pronto. Expôs num antigo talho do Bolhão, ou não fosse ele filho de um antigo locatário e este o lugar das suas andanças de criança. Teve qualquer coisa de manifesto.

Não é alheio ao estilo, não é de certeza de estilo alheio. Portanto, quando vemos um velho, um cão ou uma mota; Umas palmeiras, uns pés caminhantes ou um boi que olha; Um carro da polícia, a palavra ruim ou uma galinha digna, é porque provavelmente se trata disso. Parece pouco? Se uns nos fazem lembrar Pedrouços, outras levam-nos a dar um passeio apertado no Humaitá, todos eles regados com uma versão muito caseira do que é isto do ser popular.

É simples.

Se lhe perguntassem qual a banda sonora para estes trabalhos, ele possivelmente recomendava outros para a resposta. Mas o facto é que os trabalhos não foram feitos a seco. Girava ainda resistente das suas andanças musicais, som muito antigo, bem português; A novidade psicadélica do excêntrico William Onyeabor; O balanço do mestre Milton Banana com o seu olhar sobre a “Tristeza”, até o Ed Lincoln com o “Ganso” e todos esses nomes do caraças. Um filme? Naturalmente aconselhava um que todos tivessem gostado, acessível em qualquer cinema com intervalo. Disse-me que gostava de série B e que acreditava no Carpenter, mas conhece mais. “Assalto ao trem pagador” tinha um bom título e o “8 1/2” veio com uma atmosfera única mas não o influenciou.

Ele gosta do que é bom e por aí se fica. Alheia-se dos intelectualismos porque enfim, não tem a menor hipótese, mas pinta com a atitude de quem não se importa.

São setenta cem sem merdas.

Estava a gravar?


Ficha Técnica

Formato: 70x100cm
Técnica: Acrílico sobre papel
Data: 2013/2014
Local: Rio de Janeiro/Porto


Exposições

ANTIGO TALHO 16 DO MERCADO DO BOLHÃO
20.12.2013 › 10.01.2014

GALERIA TINTURARIA
20.12.2013 › 20.12.2013

HARD CLUB - MERCADO FERREIRA BORGES
03.05.2014 › 28/05/2014

DAILY DAY
05.03.2016 › 31/3/2016